Open space: 4 dicas para seu projeto de escritório ser inspirador

Open Space: 4 dias para seu projeto de escritório ser inspirador

As mudanças culturais, a evolução tecnológica e o crescimento das cidades fazem com que os espaços de trabalho também evoluam para espaços versáteis, os chamados open space.

O bem-estar passa a estar a frente de antigas preocupações da empresa – a criatividade flui melhor em ambientes onde as pessoas se sentem bem e que atendam suas necessidades variáveis. Por isso criar uma boa experiência aos colaboradores no ambiente de trabalho exige uma compreensão do que elas realmente precisam para poder melhor apoiá-las.

Os escritórios Open Space são nova tendência em ambientes corporativos – layouts sem paredes que permitem maior interação entre os colaboradores e flexibilidade dos espaços.

Um ótimo exemplo do conceito Open Space aplicado é o projeto da sede da Decolar.com por Pitá Arquitetura.

O conceito Open Space aplicado à sede da Decolar.com por Pitá Arquitetura
Sede Decolar.com por Pitá Arquitetura

Porém pesquisas recentes colocam em dúvida o estímulo à colaboração e produtividade: espaços de plano aberto podem gerar maior distração e pouca privacidade.

Estudos sobre o comportamento humano revelam que as pessoas estão escolhendo locais de trabalho que reflitam suas necessidades em constante mudança. Por isso os projetos modernos e atuais de escritórios colaborativos devem se adequar às pessoas, e não o contrário.

O plano aberto precisa considerar o bem-estar e ser sobretudo flexível: acomodar todos os tipos de trabalho que são desenvolvidos em seu interior com espaços para colaborar, socializar, focar, aprender e descomprimir.

A arquitetura e o design podem ajudar a criar espaços humanizados, autênticos e acima de tudo inspiradores, onde os colaboradores realmente queiram estar.

Confira nossas dicas

Separamos 4 dicas do que considerar no projeto de escritório open space para valorizar o bem-estar das pessoas, fortalecer as relações de trabalho sem perder a privacidade:

1. Iluminação natural

Combine a luz artificial com a luz natural. A luz natural estimula o cérebro, influencia na saúde e no consequente aumento da produtividade, além de ajudar a reduzir o cansaço visual, a irritabilidade e as dores de cabeça. Com foco na sustentabilidade, a luz natural é fonte de energia limpa e segura.

Ainda focados na sustentabilidade no uso da luz artificial, opte por lâmpadas de LED que reduzem o consumo de energia e consequentemente a emissão de gases tóxicos no ambiente.

2. Invista em decoração natural e formas orgânicas

O chamado design biofílico tem como objetivo trazer a natureza mais para perto através de paredes vivas, materiais e texturas naturais, espaço com visão para o exterior ou na criação de um refúgio.

Essa tendência traz referências da natureza, com formas arredondadas afastando dos ambientes urbanos mais rígidos, proporcionando suavidade ao espaço, clima agradável e seguro. São ambientes criados pensando em momentos de interação e descompressão.

O espaço de descompressão com decoração natural e formas orgânicas combinadas fez parte do projeto da sede da DirecTV Uruguai.

Espaço de descompressão com decoração natural e formas orgânicas combinadas na sede da DirecTV Uruguai.
Escritório da DirecTV no Uruguai

3. Invista em ergonomia e mobilidade

Ao selecionar os móveis para seu escritório, invista em ergonomia e mobiliários adaptáveis, visando seguir as normas regulamentadoras para garantir conforto, saúde e segurança, além de gerar bem-estar aos colaboradores. Escolha sofás, bancos, cadeiras, bancadas e mesas que se transformam de acordo com a necessidade do ambiente. Aposte em mobiliários versáteis.

4. Espaço de concentração

Inclua no seu projeto, locais para estudo ou momentos de concentração e privacidade. Você pode investir na criação de pequenas salas individuais estruturadas para um período de atividade que requer maior concentração.

Além disso, existem sofás acústicos com encosto alto, como o Flow Talk desenvolvido pela Sittz. Seu revestimento permite absorção e redução dos ruídos, sendo convidativo para trabalhos mais focados. Também são uma alternativa elegante às divisórias.

Sofá Flow Talk Alto que possibilita redução de ruídos e privacidade.
Sofá Flow Talk Alto que possibilita redução de ruídos

Se seu projeto do escritório open space for desenvolvido com foco no usuário, com condições voltadas para seu bem-estar, eles sentirão prazer em frequentá-lo. E acima de tudo, vão ter orgulho em ser parte integrante da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *