Cadeira ergonômica de escritório: o que considerar ao escolher a sua

Cadeira Ergonômica

Você já parou para pensar quanto tempo do nosso dia passamos sentados?

Sentamos durante o trabalho, durante as refeições, no deslocamento para o trabalho e para casa (transporte público e automóvel), durante as reuniões ou mesmo em casa.

Por mais que pareça uma atividade que exige pouco esforço físico, sentar-se pode representar grande estresse na região lombar. Aliado a uma vida sedentária, esse quadro pode se agravar rapidamente.

No ambiente de trabalho, a cadeira é uma das peças mais importantes, já que pode influenciar no aumento de concentração, na redução do cansaço e determinar até mesmo o ritmo de trabalho. Adquirindo uma cadeia ergonômica você contribui para a saúde do colaborador e gera economia para a empresa.

A cadeira ergonômica pode reduzir cansaço, ajudar no aumento da concentração e determinar o ritmo de trabalho.

Quer saber como escolher a cadeira ergonômica ideal? Então leia nosso post até o final.

O que é ergonomia

O termo ergonomia tem origem do grego ergon (trabalho) e nomos (leis ou normas). É um estudo da relação entre o homem e seu ambiente de trabalho onde especialistas analisam os riscos presentes na atividade desenvolvida, e determinam as condições ideais para a realização da atividade.

A cadeira ergonômica permite que as pessoas fiquem confortavelmente sentadas, e em uma posição de equilíbrio e boa postura. Por este motivo, existem normas regulamentadoras que devem ser aplicadas a esse tipo de mobiliário.

No Brasil, a ergonomia segue a Norma Regulamentadora 17

A NR17 é uma regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego que estabelece parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos colaboradores, a fim de garantir conforto, segurança e eficiência nas atividades executadas. São levantadas pelo empregado junto ao trabalhador informações sobre a atividade, como levantamento de peso, carga e descarga de materiais, além da adequação do mobiliário e dos equipamentos utilizados.

A má postura, as lesões por esforço repetitivo, por exemplo, além de prejudicarem a saúde do trabalhador, representam alto custo para a empresa – cerca de 90% dos afastamentos no Brasil são causados por doenças osteomusculares ou sofrimento mental.

NBR 13962

A norma específica que padroniza processos e produtos, e que regulamenta os padrões de conforto e segurança é a NBR 13962, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Nela estão determinadas as características físicas e dimensionais exigidas de móveis de escritório – especificamente das cadeiras. Sua versão mais recente e corrigida é de 2018.

As normas para cadeira de escritório estabelecem um padrão de uso diário baseado em 8 horas de trabalho, por usuários de até 110 kg de estatura que varie entre 1,52m e 1,92m.

Além de ser altamente ergonômica e confortável, o design da poltrona Fit da Sittz, sugere prestígio e destaque na corporação, de modo despojado. Perfeita para ambientes que exigem grande concentração e longas jornadas de trabalho.

Além de ser altamente ergonômica e confortável, o design da Fit sugere prestígio e destaque. Perfeita para ambientes que exigem grande concentração e longas jornadas de trabalho.

Cadeiras de escritório

Existe no mercado uma grande variedade de cadeiras para escritório, mas vamos te ajudar a identificar os pontos essenciais para ter a cadeira ergonômica ideal.

Ao escolher sua cadeia, você deve observar itens como: braços, assento, encosto e rodízios.

O que devemos avaliar?

Para escolher uma boa cadeira ergonômica, é ideal observar os pontos abaixo:

  • Encosto: deve ter regulagem de altura e oferecer apoio da região lombar. Além disso deve ter entre 42 cm x 26 cm – com medida ideal de 40 cm x 35 cm;
  • Assento: possuir regulagem de altura multiponto, com amortecedor e pistão. Devem também possuir bordas arredondadas e permitir um ângulo de 90 graus das pernas, com os pés totalmente apoiados no chão;
  • Braços reguláveis: são importantes para manter a postura ereta e os cotovelos apoiados durante a atividade de digitação ou ao escrever;
  • Rodízios: independente do tipo de piso, as cadeiras devem permitir locomover-se distâncias curtas dentro do ambiente.
  • Material: ao escolher a cadeira, deve-se pensar no seu uso – em escritórios o indicado são tecidos leves e fáceis de limpar;
  • Qualidade do acabamento: para garantir a durabilidade do produto é importante também observar o acabamento das peças, revestimentos e costuras, pinturas e fixação dos componentes.
Encosto: deve ter regulagem de altura e oferecer apoio da região lombar. Além disso deve ter entre 42 cm x 26 cm – com medida ideal de 40 cm x 35 cm.

Ergonomia e qualidade de vida

Além de oferecer um ambiente de trabalho mais agradável e com mais conforto, a ergonomia visa também garantir sua saúde fora da empresa. Para alcançar esse objetivo, algumas dicas importantes podem ajudar:

  • Fazer pausas durante o expediente – é importante estimular as pausas para relaxar o corpo, alongar-se e recompor as energias – faz bem ao corpo e à mente;
  • Cuidado com a iluminação e climatização do ambiente – caso não sejam adequados ambos podem provocar estresse e prejudicar a saúde do colaborador;
  • Respeitar a carga horária;
  • Evite passar muito tempo na mesma posição – procure acomodar-se de forma relaxada e confortável na estação de trabalho;
  • A mesma cadeira não atende a todos de forma eficaz, portanto é preciso que cada pessoa ajuste a altura e o encosto para sua altura e dimensões;
  • Cada atividade exige um tipo de cadeira ergonômica, por isso é importante antes de escolher, considerar a atividade que será desenvolvida.

Adotar um mobiliário e equipamentos ergonômicos no ambiente de trabalho é essencial para garantir o conforto básico para os colaboradores. Porém, não se pode esquecer de instruir os colaboradores sobre as normas ergonômicas – eles precisam entender os benefícios que podem trazer para sua saúde.




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