Home Office perfeito: 7 dicas para montar o seu

Home Office perfeito: 7 dicas para montar o seu

O Home Office é um conceito que ganhou força na última década e consiste em trabalhar remotamente de casa. Falando assim, soa como algo sempre positivo, certo? Porém, sem o ambiente planejado corretamente para esta finalidade, o home office pode se tornar mais prejudicial do que benéfico.

Melhorar a qualidade de vida, fugir do caos do trânsito nas grandes cidades ou ter a liberdade de controlar os próprios horários. Seja qual for a razão, separamos 7 dicas para montar o home office perfeito e fazer desse ambiente um local funcional e agradável para você realizar seu trabalho. Quer descobrir como? Então leia este post até o final.

A possibilidade de “trabalhar home office” é um dos benefícios mais solicitados por candidatos a entrevistas de emprego hoje em dia. A liberdade de realizar tarefas de casa faz brilhar os olhos de profissionais de diversas áreas, como tecnologia e comunicação. Os motivos são diversos: escapar do horário do rush, economizar com transporte público ou com o próprio carro, e, principalmente, ganhar as horas perdidas em deslocamentos pela cidade.

Como montar seu home office

Porém não basta juntar uma mesa e uma cadeira qualquer para tornar um ambiente home office. Para que essa mudança seja positiva, para sua produtividade ser igual ou maior do que dentro da empresa, é preciso analisar as necessidades e equipamentos que serão empregados, a iluminação e ventilação do local, além tomar alguns outros cuidados com a decoração e organização do espaço.

Monte um espaço exclusivo para o seu home office

1. Escolha um espaço exclusivo para o home office

Antes de mais nada, para montar o espaço ideal para seu dia a dia, você precisa escolher o local onde irá trabalhar. Não é porque está em casa que ficará no sofá, na mesa de jantar ou em qualquer canto improvisado.

É importante ter um espaço definido para esta finalidade. Pode ser uma sala mais afastada, o quarto de hóspedes, um cantinho organizado na varanda ou mesmo um espaço sob a escada que quase nunca é utilizado – o que importa é escolher um ambiente que fique fora do fluxo de pessoas da casa, para afastar o barulho e as distrações.

Aproveite a luz natural no projeto do seu home office

2. Aproveite a luz natural e invista também na luz artificial

Uma dica para deixar o ambiente confortável é aproveitar a luz natural, posicionando sua mesa próxima a janela. Ela ajudará a te manter desperto e concentrado nas suas atividades. Mas cuidado para não deixar seus objetos muito expostos ao sol, para não danificarem devido ao calor.

Para complementar, invista também na iluminação artificial, com pontos de luz ou luminárias sobre a mesa. Além de auxiliarem na concentração, podem deixar o ambiente charmoso e funcional ao mesmo tempo.

Escolha mesa e cadeira ergonômica para seu home office

3. Escolha mesa e cadeira ergonômicas

Ao escolher a cadeira para o home office, é preciso avaliar itens como ergonomia, conforto e design, afinal ela fará parte da decoração do seu escritório.

O ideal é que ela possua ajustes de altura que permitam que os pés fiquem em contato com o chão e que forme um ângulo de 90 graus. Além disso, devido ao uso prolongado é necessário que sejam resistentes, com espuma de boa densidade no assento e encosto e sejam fáceis de limpar.

O encosto deve oferecer apoio para a lombar mantendo a posição ereta.

Cadeira Fit da Sittz com apoio lombar, perfeita para ambientes que exigem concentração.

A cadeira Fit da Sittz é uma opção ergonômica e altamente confortável. Leve e sofisticada, possui espaldar alto e apoio de lombar, assim como exigido pelas normas de ergonomia. É perfeita para ambientes que exigem concentração.

Assim como as cadeiras, as mesas também precisam ser funcionais e ergonômicas. O espaço físico disponível em sua superfície deve ser proporcional à quantidade de objetos e materiais que irá utilizar enquanto estiver trabalhando: notebook ou computador, impressora e telefone são os mais comuns. Devem permitir ainda apoio para antebraços, espaço para acomodação das pernas e possuir ajuste ou altura que favoreça o melhor posicionamento das mãos, dos ombros e cabeça em relação ao monitor.

4. Decoração que te inspira

Para dar um toque decorativo que tem tudo a ver com seu trabalho, você pode optar por papéis de parede, texturas, placas decorativas ou quadros. Vale até mesmo pintar uma das paredes para tornar o ambiente personalizado e inspirador.

Personalize a decoração, para ter mais inspiração no home office

5. Inclua plantas no seu home office

Independente do ambiente, ter plantas pode ser sempre inspirador e agradável, além de ajudar também na saúde.

O design biofílico como é chamado, tem objetivo de nos aproximar da natureza através de vasos, paredes vivas ou texturas naturais tornando o ambiente suave e agradável, melhorando o humor, aumentando a umidade e a purificação do ar.

O design biofílico nos aproxima da natureza e torna o ambiente home office mais agradável

6. Organização do home office

Para manter o ambiente organizado e funcional, opte por gaveteiros ou prateleiras. Os materiais usados com maior frequência devem ficar mais a mão enquanto outros podem ficar mais distantes.

Os nichos também são ótimas opções para manter a ordem. Mescle livros, caixas e até mesmo objetos decorativos que tenham a ver com você, para deixar o visual leve e agradável.

7. Crie uma área para momentos de descompressão

Assim como é indicado fazer pausas durante o experiente nos escritórios, no home office não é diferente.

Esses intervalos trazem benefícios para o trabalho e também para a saúde:

  • ajudam a concentração e criatividade;
  • aliviam o stress;
  • descansam a visão;
  • auxiliam as tomadas de decisão.

Pode ser um momento de leitura, uma pausa para um cafezinho ou mesmo alguns minutos na rede social, não importa.

Prepare um lugar confortável para descansar nesses momentos. Um sofá ou uma poltrona confortável com apoio para os pés podem te ajudar a recarregar as energias.

O sofá Flow Talk da Sittz proporciona ambiente ideal para interações e momentos de descontração.

O sofá Flow Talk proporciona o ambiente ideal para a troca de ideias, descontração, mobilidade e flexibilidade necessária para o surgimento de novas soluções criativas. 

É preciso lembrar que cada ambiente possui necessidades diferentes, e cada detalhe pessoal deve ser levado em conta.

Por isso, se você não tiver a menor ideia por onde começar, contrate um arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma o projeto do seu home office estará em boas mãos!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais!





One thought on “Home Office perfeito: 7 dicas para montar o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *