5 dicas para escolher móveis para a área externa

Durante os períodos mais quentes do ano é comum nos reunirmos em áreas externas ao ar livre, com mais ventilação natural ou até próximos a piscina para relaxar. Por isso separamos 5 dicas para escolher móveis para a área externa e aproveitar ainda mais esse espaço.

Necessidade diferente requer atenção diferente

Cada vez mais buscamos integrar os ambientes internos e externos, e deixá-los com o nosso jeitinho. Mas, antes de levantarmos as melhores opções de móveis para áreas externas, é preciso considerar as características da área a ser mobiliada. Jardins, varandas e áreas com piscina possuem necessidades diferentes por ficarem mais expostas ao clima e isso reflete na escolha do material e no estilo do mobiliário.

Puffon como poltrona ou chaise - ideal para área externa
Exemplo de área externa com Puffon, uma solução dois em um que pode ser utilizada nas versões poltrona ou chaise.

Tipos de móveis mais indicados

Sofás, poltronas, bancos, chaises, espreguiçadeiras e puffs são os itens que mais combinam com as áreas externas. Opte também por design com linhas mais fluidas e arredondadas.

Pense na função do espaço

Lembre-se de inserir mesinhas para servirem de apoio para bebidas, revistas ou mesmo como item decorativo. Além disso, um bom jardim ou alguns vasos de flores deixam o clima mais charmoso, elegante e convidativo. Não importa se o espaço é apenas uma varanda ou um espaço gourmet, com nossas dicas você vai escolher móveis para a área externa e tornar o seu espaço um verdadeiro refúgio.

1. Material ideal:

Lembre-se que as peças precisam considerar as ações do clima como chuva, frio, calor, sol e vento, por isso, a matéria-prima dos produtos deve garantir que, quando expostos a essas alterações, não estraguem facilmente. São as mais indicadas:

Alumínio:

O mobiliário em alumínio tende a ser mais leve e fácil de carregar, por isso podem ser uma boa escolha para móveis que eventualmente serão mudados de lugar. Além disso são simples de limpar, resistentes, duráveis e bonitos. Para mantê-los brilhantes por mais tempo, o ideal é aplicar cera automotiva incolor nas partes em alumínio. Para remover poeira, escolha uma flanela macia.

Madeira:

A mistura do rústico com o moderno, deixa o ambiente mais aconchegante. Porém, antes de ser exposto é preciso verificar se a madeira já vem tratada de fábrica. Caso não venha, existem seladores que você mesmo pode aplicar, e que formam uma camada de proteção no móvel para ele durar mais tempo. Para manter o brilho do material, é recomendado que a cada seis meses os móveis sejam impermeabilizados com vernizes ou tintas resistentes à ação do sol e da água.

Polipropileno:

Móveis em PP (plástico) são leves e fáceis de limpar. Já existem no mercado peças que possuem tratamento contra radiação ultravioleta, prolongando a via útil das cores e garantindo as características do produto. A recomendação para manutenção desse tipo de móvel é lavá-los com água e sabão neutro, utilizando um pano ou esponja do lado macio.

Escolha móveis multifuncionais, como o Puffon da Sittz – pode ser utilizado como poltrona ou chaise lounge, possui tratamento contra radiação ultravioleta, permitindo seu uso tanto em ambientes indoor quanto outdoor.

Ferro:

Os móveis em ferro costumam durar muito tempo, porém são normalmente também mais pesados e caros. Apesar disso, seu acabamento e design dão toque único à decoração. Para sua manutenção, é necessário que todo ano seja aplicada uma camada de esmalte protetor para ajudar na conservação. Caso apareçam pontos de oxidação, devem ser lixados e protegidos por um produto que impeça o avanço da oxidação, depois pintados com esmalte especial antioxidação.

Fibra:

As fibras naturais ou sintéticas deixam o ambiente externo bonito e agradável. As fibras naturais mais encontradas são o rattan, vime e junco. Já as sintéticas são, geralmente, produzidas em plástico, com beleza semelhante a natural, porém com a vantagem de serem mais resistentes e oferecerem maior durabilidade às alterações climáticas e até a maresia. Para manutenção use espanador de pó ou aspirador. Para limpeza mais profunda, use água, sabão neutro e uma esponja macia.

2. Opte por tecidos impermeabilizados

Móveis para ambientes externos que ficam parcial ou totalmente ao ar livre devem contar com materiais que sejam resistentes ao sol e que possuam secagem rápida. Tecidos sintéticos como acrílico, couro náutico e o vinil são os mais utilizados, pois normalmente já possuem estabilizadores UV , o que os torna mais resistentes às ações climáticas, desbotamento, além de repelir a água e serem mais fáceis de lavar.

3. Escolha móveis funcionais

Um ambiente clean, onde os móveis estão dispostos de forma harmoniosa valorizam o espaço deixando-o mais agradável. Aproveite cada espaço da área externa de forma inteligente e funcional. Isso vale também na escolha dos móveis – opte por peças que podem ser usadas de diversas formas e se adaptem a diversas ocasiões.

4. Estampas e cores são bem-vindas

As áreas externas são normalmente usadas para momentos de descontração e alto-astral. Para seguir esse conceito, você pode inserir pontos de cor ou estampas. Mas cuidado! Elas devem estar em harmonia com o restante da casa. Para deixar a área externa com um ar agradável e fresco, invista em cores ou estampas em almofadas, cortinas ou tapetes. Evite cores muito escuras, pois absorvem calor e tender a desbotar depois de longos períodos no sol.

5. Fique atento às tendências

Os estilos tropical, náutico e rústico são os mais encontrados nas áreas externas, mas você pode misturar referências, criando um espaço personalizado, com o seu jeito. Escolha cores e materiais diferenciados, que sejam adequados a parte interna da casa, e que sejam inseridos naturalmente na decoração do espaço. Você ainda pode consultar sites, blogs ou revistas para se inspirar. Após escolher os móveis para área externa, pesquise sobre a manutenção de cada um deles, para que durem por mais tempo. 

Todo esforço vale a pena para seu espaço ficar charmoso, aconchegante e bonito para você, sua família e amigos relaxarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *