5 dicas para conservar sua cadeira de escritório

5 dicas para conservar sua cadeira de escritório

No mercado mobiliário, existem diversos modelos de cadeira para escritório: variados tamanhos, materiais, revestimentos, opções de encosto e apoio de cabeça, opções com e sem braços, com e sem rodízio.

Essas necessidades surgiram dos nossos hábitos atuais – passamos cerca de 1/3 de nosso dia no trabalho e na maior parte do tempo ficamos sentados.

O bem-estar do usuário e a limpeza do móvel podem refletir a imagem da empresa – cadeiras bonitas e bem conservadas transmitem uma visão positiva aos clientes.

O ambiente com a poltrona Time da Linha Executiva da Sittz nas versões com e sem encosto de cabeça reflete a imagem essa preocupação.

Ambiente com cadeira Time da Sittz nas versões sem e com encosto de cabeça
Ambiente com poltrona Time da Sittz nas versões com e sem encosto de cabeça

Em média, uma cadeira de escritório bem cuidada tem a vida útil de 4 anos, considerando jornadas de trabalho de 8 horas diárias e uma pessoa de até 85 quilos.

Porém, seu uso contínuo, a exposição ao sol e poeira, aliada à má conservação tendem a encurtar sua durabilidade.

Separamos 5 dicas especiais de como conservar, limpar sua cadeira de escritório e mantê-la com aspecto de nova por mais tempo:

1. Escolha design aliado à ergonomia e conforto:

O cuidado deve começar desde a compra – você precisa avaliar itens como material e durabilidade, aliados ao tipo de uso – atividades que exijam uso prolongado devem ter maior densidade de espuma, por exemplo. Mas deve-se considerar também outros itens como conforto, ergonomia, regulagem, qualidade do produto e design, afinal, as cadeiras de escritório também fazem parte da decoração do ambiente.
Um bom exemplo é a poltrona Time da Linha Executiva da Sittz, que possui design contemporâneo e elegante, e associa tecnologia ao conforto e bem estar.

Poltrona Time da Sittz com apoio de cabeça
Poltrona Time da Sittz com apoio de cabeça

2. Siga as instruções do fabricante:

A qualidade do móvel pode ficar comprometida caso não sejam observadas as instruções de montagem, manuseio, limpeza e armazenamento. Verifique as indicações na etiqueta, caixa ou até mesmo no site do fabricante.

3. Evite alguns objetos e materiais:

Evite utilizar objetos pontiagudos e cortantes próximos a sua cadeira. E mesmo alguns detalhes da roupa como tachas, adornos e canetas, podem estragá-la ou causar arranhões na estrutura.

4. Evite a exposição ao sol:

A exposição prolongada ao sol pode desbotar os tecidos e também alterar a propriedade dos estofados, deixando-os desidratados e ressecados.

Para remover germes e ácaros ou mesmo após a limpeza, o indicado é deixar o ambiente bem ventilado.

5. Limpeza:

Para limpar o estofado de forma eficiente, sem que danifique seu móvel, observe os materiais que o compõem:

Tecidos sintéticos: é indicado uma vez na semana utilizar o aspirador de pó com cerdas macias na ponta (evite esfregar no tecido). Para remover manchas, você pode utilizar um pano de microfibra umedecido levemente com água e detergente neutro (evite encharcar o tecido para não acumular água). Para finalizar, seque bem com um pano bem seco que não solte fiapos e utilize uma escova para alinhar as fibras.

Revestimentos em couro e couro ecológico: Exitem no mercado alguns produtos especiais que limpam, hidratam e amaciam o revestimento. Porém certifique-se de aplicá-lo com pano macio. Evite usar água para que não desbote ou fique manchado.

Partes em plástico injetado: Normalmente os apoios de braço e base podem ser limpos com pano úmido e um produto de limpeza multiuso. Para finalizar aplique um pano seco para evitar novas manchas. Para revitalizar o brilho, você pode utilizar silicone em gel.

Partes cromadas: Limpe diariamente com uma flanela seca ou pano macio, para evitar o acúmulo de sujeira e consequente aparecimento de ferrugem. Não utilize esponjas ou objetos abrasivos, ou produtos que contenham álcool ou solvente.

Telas: Para remover poeira e resíduos, utilize uma escova limpa com cerdas macias ou um espanador de pó.

Em caso de derramar líquido acidentalmente, absorva o excesso com um papel toalha o quanto antes, para evitar que seja absorvido. Em seguida remova as manchas com pano de microfibra umedecido com água e detergente neutro, seque com pano que não solte fiapos bem seco e alinhe as fibras com uma escova de cerdas macias.

Limpeza dos rodízios: Para que permaneçam deslizando, é necessário deixá-los sempre limpos. É comum acumularem resíduos como cabelo e poeira do dia a dia, e interferirem no desempenho do rodízio. Para evitar que travem, você pode usar o aspirador de pó, uma lata de ar comprimido ou algum objeto que consiga alcançar para remover a sujeira.

Cuidados adicionais:

Alguns outros cuidados adicionais podem conservar sua cadeira de escritório como nova por mais tempo:

– Evite bater, prensar ou raspar as partes estofadas da cadeira;

– Nunca utilize o secador ou ferro de passar – o excesso de calor pode danificar a superfície. Deixe sempre secar naturalmente em ambiente arejado.

Ambiente com poltrona Time da Linha Executiva da Sittz

É essencial repetir os processos no mínimo a cada 6 meses, para manter sua cadeira limpa, funcional e bonita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *